sexta-feira, 13 de abril de 2012

ELEIÇÃO MUNICIPAL: UM PASSO A FRENTE

Nas minhas andanças e visitas aos mais variados cantos de Mairinque, o que mais se comenta é o fato de a política de Mairinque ter andado para trás nos últimos quinze anos. Do meu ponto de vista, andamos para trás há muito mais tempo, reflexo da falta de planejamento e de propostas que pudessem alavancar um futuro digno para nossa laboriosa população. Mas, me atendo aos últimos quinze anos, o sentimento que tenho é da ausência do combinado: oposição de contornos progressistas e transformadora e inserção nas camadas populares. O PT é o partido que desde sua fundação em Mairinque, trinta e um anos comemorando este ano, tem preservado sua base de organização, porém, não conseguiu construir uma alternativa para interromper o tradicionalismo encrostado na política da nossa cidade.
Obviamente, essa tese é composta de inúmeros elementos que se integram entre si. Entre os quais merecem destaque a falta de movimentos sociais e populares organizados e a força política tradicionalista e conservadora. Penso que esses dois elementos têm garantido as sucessivas vitórias do atraso nos pleitos eleitorais e o PT não tem conseguido superar esses obstáculos.
O PT, é fato, tem uma militância fiel e aguerrida e que se apresenta como um grande diferencial nas disputas eleitorais. Porém, não tem canalizado energia necessária na organização dos movimentos sociais e aí a dificuldade de inserção na comunidade. Quando chegam as eleições no nível municipal esse quadro fica mais exposto. Por outro lado, a construção política do partido ao longo dos anos priorizou sobremaneira o debate programático, inibindo as ações na busca de alianças pragmáticas, com efeito, muito em práticas na atualidade.
Na eleição municipal de 2012 teremos uma grande oportunidade de iniciar um processo de caminhada para frente. Definida a aliança do PT com o PMDB e outras forças políticas imbuídas de construir um novo cenário político para Mairinque, é hora de buscarmos propostas concretas, transformadoras e factíveis. Esse arco de alianças tem a responsabilidade de buscar e preservar o êxito na disputa eleitoral. Mas, o PT tem uma tarefa além da vitória majoritária. Precisamos garantir na câmara de vereadores a eleição de companheiros e companheiras que deem sustentação ao novo projeto construído em aliança e que sejam impulsionadores no fortalecimento e crescimento do partido. Temos que apresentar nossas propostas, e muitas delas têm um rico acúmulo de debates ao longo da história do PT. Temos que oferecer ao novo projeto as experiências de sucesso nas administrações petistas. Enfim, são tarefas imprescindíveis para dar ressonância aos anseios da população, sem exclusão e construir um novo cenário político para nossa cidade.
Para enfrentar os desafios de um futuro promissor, de inclusão e de desenvolvimento social é fundamental a mudança no nosso panorama político. Isto vai exigir um esforço maior da nossa militância. Um esforço em divulgar nossas propostas e convencer o eleitorado do novo modelo político que queremos para Mairinque, sem perder o norte da unidade e da compreensão, tão difíceis num processo de aliança política.

Geninho
Engenheiro
Secretário de Formação Política do PT/Mairinque
Assessor do Deputado Estadual Enio Tatto

5 comentários:

  1. Geninho, o novo cenário político já está preparado. Saí de cena a tragédia grega e estreia o espetáculo da mudança.

    ResponderExcluir
  2. É Geninho praticamente é tudo isto que você apresentou, se a Câmara não tiver Vereadores com vozes ativas e que realmente se interesse pela cidade nada muda, pode até piorar. Porque eu acho que chegamos nos limites da falta de projetos para a nossa Mairinque. Não da mais para andar na contra mão do Governo Federal, estamos atrasados em relação as outras cidades, falo assim porque hoje quem mais disponibiliza verbas para os municípios menores igual a Mairinque, é o Governo Federal.

    Jorge Luiz Ferraz
    16/04/2012

    ResponderExcluir
  3. Geninho tudo o que você comentou é real.
    A nossa cidade está muito atrasada em relação as outras cidades, não dá mais para o continuísmo de Prefeitos e Vereadores do sim sim, iguais a estes que todo mundo já sabe como é que é, sem propostas sem projetos sem nada apenas discursos vazios e os recursos da cidade se perde, apenas cumpre mais ou menos com necessário, 9 vereadores e apenas 3 ou 2 lutam para tentar mudar alguma coisa e isto faz tempo que é assim, da a impressão de uma cartilha igual e que são obrigados a seguir nestes últimos 30 anos da gestão pública de Mairinque. O povo precisa entender que tudo é aprovado na Câmara, então necessita de vereadores honestos competentes e que realmente goste da cidade de Mairinque não apenas do seu quinhão.

    Jorge Luiz Ferraz
    16/04/2012

    ResponderExcluir
  4. É isso companheiro Geninho, ter clareza do cenário e AVANÇAR!! Essa dobrada em Mairinque vai longe!!!

    ResponderExcluir
  5. É isso companheiro Geninho, ter clareza do cenário e AVANÇAR!! Essa dobrada em Mairinque vai longe!

    ResponderExcluir