sábado, 6 de agosto de 2011

Precisamos investir na agricultura familiar


EM MAIRINQUE NENHUM REPRESENTANTE DA AGRICULTURA FAMILIAR  ATENDEU AO  CHAMAMENTO PARA FORNECER PRODUTOS PARA MERENDA ESCOLAR

A reportagem do Cruzeiro do Sul do último dia 25/7, sobre as cooperativas da região que já estão vendendo legumes, verduras e frutas para a merenda escolar dos municípios, dá conta de que essa é uma política pública de grande alcance, pois favorece os produtores e garante mais qualidade para a merenda.



A prefeitura de Mairinque publicou o Edital 7/2011 para a compra de 30% dos produtos da merenda escolar de agricultores do município e ou da região, mas nenhum interessado se apresentou. Porém, sabendo que esse Programa da Agricultura Familiar tem dado bons resultados e que pequenos produtores já estão comercializando seus produtos, penso que os produtores locais terão mais segurança e preparo para participar dos próximos editais.


Essas compras são resultados de muita luta da Agricultura Familiar que, ao contrário do que muitos pensam, comparando com o agronegócio, empregam mais e produzem a maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.


Antes da abertura do chamamento, observando a falta das frutas, solicitei ao Conselho Alimentação Escolar (CAE), que incluísse tais itens para compra ao longo de 2011. O pedido foi acatado e encaminhado pela nutricionista responsável da seguinte forma:


15mil kg de banana, 15mil dúzias de laranja, 15mil duzias de maça, 5,4mil kg de mamão, 9mil kg de melancia, 7,5mil kg de tangerina e ainda 7,5mil duzias de ovos de galinha. Isso tudo, certamente enriquecerá muito o valor nutritivo da merenda que é um dos objetivos desse programa.


A outra parte da compra solicitada foi:


2500 kg de beterraba, 2500 kg de mandioca, 7000 kg de cenoura, 2500 kg de abobrinha, 400 kg de vagem, 800 kg de couve, 250 kg de cheiro verde, 3000 kg de alface, 3000 kg de escarola, 5000 kg de repolho, 5000 kg de tomate, 2000 kg de cebola e 3000 kg de acelga.

A nossa expectativa é que os agricultores familiares da nossa região participem do programa e melhorem sua renda. Também é fundamental que os pais se interessem e acompanhem o desenrolar desse processo e as atividades do CAE, pois a qualidade da merenda esta relacionada ao desempenho da educação e à saúde dos seus filhos.


Vereadora Déia

Fonte: Blog "Mandato Em Ação", da vereadora Déia, em 3/8/2011.
http://vereadoradeia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário